Dicas


 

O QUE AS CRIANÇAS FAZEM NO BERÇÁRIO?

 

A pergunta "O que as crianças fazem no berçário?" é muito frequente quando os pais visitam a escola.

Diferentes atividades são propostas às crianças com o objetivo de estimular o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional.

 

ESPELHO – reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio de exploração através do uso de um simples acessório como a boina. A observação do próprio movimento em relação ao da imagem é um dos principais caminhos utilizados para identificar a própria imagem.

ber 01

BRINQUEDOS – a exploração e experimentação constantes sobre os objetos proporcionam conhecimento sobre as suas características (textura, forma, som...)

ber 02

LIVROS E HISTÓRIAS – livros de histórias estimulam a imaginação, a linguagem oral, a escuta e o prazer pela leitura.

JOGOS SIMBÓLICOS – reproduzir episódios da vida diária como brincar com a boneca ou com panelinhas realizando gestos observados e vivenciados.

ATIVIDADES NO SOLÁRIO – atividades no solário são oportunidades para tomar banho de sol, ter contato com elementos da natureza e realizar trabalho com a motricidade global.

OFURÔ –banho de ofurô é um momento relaxante e prazeroso que lembra a barriga da mamãe e acalma.

BOLA SUÍÇA – diferentes grupos musculares são desafiados pela bola suíça exigindo ajustes na postura. Ativação muscular intensa para manter o equilíbrio sobre uma base instável que é a bola suíça, desenvolvendo a consciência corporal.

MASSAGEM COM PINCEL E BOLINHA – os neurônios sensoriais são ativados pelas cerdas do pincel ou com o contato da bolinha.

EXERCÍCIO COM ROLO – trabalho com o tônus muscular do corpo preparando-o para se manter sentado e engatinhar.

ANDAR COM APOIO – o apoio oferecido pelo brinquedo dá segurança para que possa treinar a marcha e sinta prazer para explorar o espaço.

BRINQUEDOS DO PARQUE – brinquedos que desafiam o corpo a estabelecer o equilíbrio e a força de diferentes grupos musculares.

BOLHA DE SABÃO – a tentativa de pegar a bolha de sabão requer a coordenação visual e motora explorando as possibilidades dos gestos corporais.