FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL NA EDUCATI


Na Educati atendemos crianças de 0 a 5/6 anos de idade que encontram-se na fase de aquisição de linguagem oral. Na primeira infância a criança desenvolve-se rapidamente quanto aos aspectos motor, cognitivo e emocional. Todos esses aspectos estão sob mútua influência. Para que a criança possa adquirir a linguagem oral, é fundamental que ela consiga simbolizar. Este processo depende de vivências sensoriais, motoras, brincadeiras de faz de conta num ambiente favorável com intervenções adequadas dos adultos. E a escola tem sua atenção voltada para estas condições com a participação do fonoaudiólogo educacional na equipe pedagógica.

O fonoaudiólogo educacional acompanha o desenvolvimento da comunicação oral, considerando o que é esperado ou não para determinada faixa etária.

Em observações coletivas e individuais das crianças, diante de alguma alteração na fala ou na linguagem, o fonoaudiólogo convoca a família com o objetivo de coletar informações relacionadas à linguagem oral e/ou função auditiva da criança, e assim orientá-la para um trabalho de estimulação ou encaminhamento para fonoterapia quando necessário.

Também palestras informativas aos pais e educadores são ministradas pelo fonoaudiólogo educacional e a comunicação entre os clínicos que atendem o aluno e o corpo docente é mediada por ele, de forma a torná-la eficiente e positiva.

Portanto, a ação do fonoaudiólogo educacional é preventiva, pois estamos lidando com crianças em fase de aquisição de linguagem oral e em pleno desenvolvimento global.

 

      Lúcia Nagano
Fonoaudióloga – CRFa2- 2421