Eventos


 

CUIDADOS COM A VOZ

 

A produção da voz ocorre na laringe, que fica no pescoço. É o ar que sai dos pulmões que vibra as pregas vocais (popularmente conhecidas como cordas vocais). Uma boa coordenação entre o ar que passa pela laringe e a vibração das pregas vocais produz a voz humana, que se transforma nos sons da fala pelos movimentos dos articuladores como a língua e os lábios. Se houver um desequilíbrio nessa coordenação poderá ocorrer uma alteração na voz, ou seja, uma disfonia.

A higiene vocal é o cuidado que se deve manter com a voz para mantê-la sempre bonita, limpa e saudável, conservando a saúde das estruturas que a produzem.

 

Hábitos que ajudam a manter a nossa voz boa:

01

FALAR SOLTO E FÁCIL: falar sem gritar e sem esforço. Sempre que possível procure se aproximar das pessoas para conversar e se tiver que chamá-las use gestos, assobios, palmas etc.

 

 

01

IMITAR SEM ESFORÇO: imitar as vozes dos outros pode ser perigoso para a sua saúde vocal, se você forçar muito a garganta. Imitar animais, monstros, automóveis, super-heróis com muito esforço pode fazer arder a sua garganta e machucar as suas pregas vocais.

 

 

01


FALAR NA HORA CERTA: quando estiver ouvindo música, abaixe o volume se quiser conversar com alguém. Durante festas, recreios, jogos não competir com as vozes dos adultos e de seus colegas, ou com outros barulhos, espere a sua vez para falar.

 

 

01

MANTER A RESPIRAÇÃO LIVRE: manter a respiração solta e livre ao realizar exercícios físicos. Evite falar durante a corrida, a ginástica ou musculação.

 

 

01


BEBER MUITOS LÍQUIDOS: beber muita água hidrata todo nosso corpo, e faz as pregas vocais funcionarem melhor. Procure beber água sempre que sentir um pouco de sede ou quando estiver falando demais.

 

 

01

TOMAR BEBIDAS GELADAS E SORVETES SEM EXAGERAR: bebidas geladas ou sorvetes quando está muito calor ou com o corpo muito quente, pode dar um choque térmico. Procure engolir lentamente, esperando o líquido esquentar um pouquinho na boca.

 

 

01

CUIDADO COM A POLUIÇÃO: a poeira, o mofo, cheiros fortes e poluição irritam nossas pregas vocais e nosso nariz. Fique longe de tudo isso.

 

 


PRESENÇA DE ROUQUIDÃO: a rouquidão não é normal e não faz parte do desenvolvimento de uma criança sadia. A rouquidão pode acompanhar muitos dos problemas de vias aéreas como rinite, sinusite, amigdalite, faringite e bronquite.

 

 

01

CUIDADO COM O PIGARRO E A TOSSE: quando você sentir um tipo de catarro na garganta procure tirá-lo sem fazer muita força e sem fazer muito som. O pigarro e a tosse machucam as pregas vocais porque elas batem com muita força e ficam irritadas.

 

 

01

USAR ROUPAS ADEQUADAS: calças apertadas na cintura, golas justas na garganta e lenços amarrados no pescoço incomodam durante a fala.

 

 

Tudo o que fazemos de bom para o nosso corpo, ajuda indiretamente a nossa voz.

 

Fonte Consultada:
• BEHLAU, M.; DRAGONE, M.L.; FERREIRA, A.E.; PELA, S.– Higiene vocal Infantil. Ed. Lovise, 1997.

 

img01 img01 img01 img01 img01 img01