Eventos


 

Jogos Cooperativos

Jogos Cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo, em primeiro lugar, despertar a consciência de cooperação, isto é, mostrar que a cooperação é uma alternativa possível e saudável no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover efetivamente a cooperação entre as pessoas, na exata medida em que os jogos são eles próprios, experiências cooperativas.
No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, um solidário, e não mais como adversário. A pessoa quando joga aprende a se colocar no lugar do outro, e a priorizar os interesses coletivos.

São jogos para unir pessoas, e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros que jogam. As pessoas podem participar autenticamente, pois ganhar ou perder são apenas referencias para um continuo aperfeiçoamento pessoal e coletivo.

Os padrões de comportamento na vida adulta, refletem valores que adquirimos enquanto brincamos e jogamos durante a nossa infância, então o modelo a que estamos expostos resultará no modelo que seguiremos no jogo e fora dele.

Diferente do que muitos imaginam uma das características dos Jogos Cooperativos, é justamente não ter uma faixa etária específica em cada jogo, mas, a possibilidade de que os jogos podem e devem ser adaptados ao grupo que joga. Então, podemos dizer que o Jogo Cooperativo, se torna interessante para todas as idades.

"Teia de aranha", "Bexiga ao ar", "Troca de coelho", são alguns exemplos dos "JOGOS COOPERATIVOS" trabalhados no interclasses deste mês.
Estar junto foi muito bom, "FAZER COM", ainda mehor!!!

Professor Airton Manduca

img01 img01 img01 img01 img01 img01
img01 img01 img01 img01 img01 img01
img01 img01 img01 img01 img01 img01
img01 img01